Publicidade   
   Publicidade   

A Biblioteca Municipal de Elvas acolheu, esta quinta-feira 18, o encontro “Viver o ROMED”, numa iniciativa do Município de Elvas e que contou com a presença da vereadora Vitória Branco; da representante do Alto Comissariado para as Migrações, Berill Baranyai e do representante do programa ROMED2, Bruno Gonçalves.

   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   

Neste encontro de trabalho, em que também marcaram presença vários membros da comunidade cigana residentes em Elvas, o objectivo era apresentarem alguns métodos de trabalho para a integração da comunidade cigana na sociedade.

A vereadora Vitória Branco afirmou que no decurso do encontro se percebeu “que este ainda é um longo percurso a fazer, um caminho sinuoso, mas aquilo que nos move é despertar atenção, começar e fazer com que esse caminho se comece a percorrer”.

Bruno Gonçalves explicou que o “ROMED2 é um programa que pretende estimular a participação activa das comunidades ciganas através da mediação e também assegurar que, neste caso a nível local, as entidades públicas possam assegurar toda esta participação activa das comunidades ciganas, sobretudo os municípios e as juntas de freguesias”.

O ROMED é um programa assegurado pelo Conselho da Europa que visa melhorar a comunicação e cooperação entre os ciganos e as instituições públicas, a que Elvas aderiu como parceira.

[spacer color=”8BC234″ icon=”fa-star-o” style=”1″]