Início Actual UNESCO: Elvas, Marvão, Almeida e Valença avançam para candidatura conjunta

UNESCO: Elvas, Marvão, Almeida e Valença avançam para candidatura conjunta

COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   

Os municípios de Elvas, Marvão, Almeida e Valença apresentaram ao início da tarde de quarta-feira, 16 de Dezembro, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, uma proposta conjunta para ser avaliada pela Comissão Nacional da UNESCO, de forma a inscrever as suas fortificações na lista indicativa do Património Mundial.

A proposta inclui quatro bens: a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, a Praça-Forte de Almeida, a Praça de Marvão e a Fortaleza de Valença. Destes quatro bens, o título de Património Mundial já foi atribuído a Elvas, em 30 de Junho de 2012, pelo que agora se pretende alargar às “Fortalezas Abaluartadas da Fronteira” este título que Elvas já detém há três anos e meio.

As fortalezas abaluartadas foram estruturas defensivas de guerra que, nos últimos séculos, se transformaram em monumentos de paz e em espaços únicos de história, de cultura e de relação e vivência humanas. Os seus modelos arquitectónicos reflectem, nos momentos da sua construção, inovação e soluções únicas, adaptadas a estruturas amuralhadas, construídas no decurso do tempo, sobretudo a partir do século XII, e à geomorfologia do terreno de cada sítio.

   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here