À medida que a indústria avança para o que a Dentsu descreve como a era algorítmica, a publicidade orientada por dados vai cada vez mais moldar as estratégias dos meios de comunicação. Estima-se que os gastos com publicidade baseada em algoritmos atinjam 79% do total de investimentos publicitários até 2027.
Will Swayne, Presidente Global da Prática de Media da Dentsu, declarou: “A nossa previsão para 2025 destaca a importância dos meios de comunicação na economia atual. As estratégias de investimento em mídia digital e baseadas em dados estão transformando a maneira como as marcas se conectam com os consumidores.”
As crescentes capacidades algorítmicas das redes sociais irão criar oportunidades para as marcas se envolverem de forma mais significativa e eficaz com clientes atuais e novos. A estratégia de investimento em mídia será crucial para a transformação e o crescimento, à medida que as marcas acompanham a evolução do comportamento dos consumidores.”
Em relação aos canais de mídia, o relatório Global Ad Spend Forecasts da Dentsu indica que o digital continuará sendo o canal de maior crescimento, com uma previsão de aumento de 9,2% em 2025 (CAGR de 8,8% nos três anos até 2027), alcançando 513 bilhões de dólares e representando 62,7% dos gastos globais com publicidade.
Espera-se um crescimento expressivo em todos os principais segmentos digitais, com os meios de comunicação de varejo liderando com um aumento anual de 21,9%, à medida que os anunciantes aproveitam o alto valor dos dados dos consumidores de varejo e investem cada vez mais em publicidade fora de casa, incluindo a TV por streaming.
As redes sociais pagas devem crescer 8,7% até 2025, impulsionadas por um ecossistema integrado que combina capacidades de compras, vídeo, pesquisa e jogos. Esse canal continua sendo crucial para alcançar o público jovem, com 79,7% da Geração Z usando o Instagram mensalmente e 42% dos CMOs planejando aumentar os investimentos em marketing de influência.
A pesquisa paga deve crescer 6,7%, sustentada pelos avanços em funcionalidades baseadas em IA que aumentam a relevância da pesquisa social e de varejo.
O relatório também aponta que a publicidade em vídeos online aumentará 8%, já que os anunciantes continuam a buscar ambientes de alta atenção e confiança. Estima-se que a publicidade programática cresça 11,1% e represente mais de 70% dos gastos com publicidade digital, com um crescimento contínuo (CAGR de 10,9% nos três anos até 2027).
Além disso, a análise da Dentsu sugere que as despesas com publicidade televisiva poderão registrar um crescimento marginal de 0,6% em 2025, enquanto o streaming crescerá rapidamente (+18,4%) devido aos anúncios, e a TV ao vivo verá uma queda (-2,5%).
Enquanto isso, a mídia impressa continua em declínio, enquanto a publicidade no cinema e fora de casa (OOH) deve manter um crescimento entre 3,2% e 3,9%, respectivamente.