A campanha de substituição de equipamentos para medição inteligente teve início em 2016. “Sem contadores inteligentes, não há transição energética”, destaca José Ferrari Careto, presidente da E-Redes.
A E-Redes concluiu a substituição de contadores por novos equipamentos de medição inteligente em todo o país, após uma operação que começou em 2016 e terminou em 2024, com um investimento de 330 milhões de euros.
Os contadores inteligentes permitem uma gestão mais eficiente da energia, promovem melhores hábitos de consumo, ajudam a reduzir a pegada de carbono e eliminam faturas baseadas em estimativas. Além disso, possibilitam que o cliente não precise estar presente para a maioria dos serviços remotos de ativação e alteração contratual, conforme comunicado da empresa.
“Sem contadores inteligentes, não há transição energética. Eles são essenciais para avançarmos na mobilidade elétrica, na integração de energias renováveis, fundamentais para o autoconsumo e as comunidades de energia”, afirma José Ferrari Careto, presidente do Conselho de Administração da E-Redes.
No final da campanha, foram instalados cerca de 25 mil contadores por semana. A rede inteligente, além de suas funcionalidades, agora suporta 323 comunidades de energia, cerca de 6.500 pontos de carregamento de veículos elétricos, 234.000 clientes de autoconsumo individual e 1.350 clientes de autoconsumo coletivo, com 6,4 milhões de leituras reais de faturas sem estimativas.
Após a conclusão da instalação, todos esses serviços serão ativados quando os clientes forem informados sobre a integração dos novos contadores na rede inteligente.